Embraer recebe certificação da Anac para modelo Praetor 600

REUTERS/Paulo Whitaker

SÃO PAULO (Reuters) – A Embraer (SA:EMBR3) informou ter recebido nesta quinta-feira, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a certificação para seu novo jato executivo Praetor 600, de categoria super médio.

Segundo a companhia, o Praetor 600 pode voar mais de 4 mil milhas náuticas em velocidade de cruzeiro de longo alcance. A aeronave tem cozinha e guarda-roupa, oito poltronas totalmente reclináveis podem ser acomodadas em quatro camas, e o espaço para bagagem é o maior da classe.

(Por Aluisio Alves)

Aeronave é a primeira da categoria super médio equipada com controles de voo full fly-by-wire

Cada unidade do Praetor 600 é avaliada em cerca de US$ 21 milhões (Embraer)

A Embraer recebeu na última quinta-feira (18) o Certificado de Tipo para o novo jato executivo Praetor 600, concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A aeronave foi lançada no final do ano passado durante a feira de aviação executiva NBAA-BACE, em Orlando, nos Estados Unidos.

Paulo César de Souza e Silva, presidente e CEO da Embraer, disse o seguinte

“Nossas equipes de engenharia e de programa se superaram novamente ao projetar, desenvolver e certificar com muita paixão o jato executivo Praetor 600, líder de sua classe, excedendo especificações e expectativas, e antes do prazo”.

“Esta avançada aeronave reflete não apenas nossa jornada de inovação, mas também uma prévia do futuro dessa grande empresa.”

O Praetor 600 é um jato da categoria super médio. De acordo com a Embraer, a aeronave é capaz de voar mais de 4.000 milhas náuticas (7.408 km) em velocidade de cruzeiro de longo alcance ou mais de 3.700 milhas náuticas (6.852 km) a mach 0.80 (987 km/h) a partir de pistas menores (até 1.371 metros).

Esse desempenho permite ao novo jato executivo da Embraer fazer voos sem escalas entre Londres e Nova York ou São Paulo e Miami. Segundo o fabricante, o Praetor tem alcance intercontinental de 7.441 km) com quatro passageiros – a capacidade máxima da aeronave é de 12 passageiros.

Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, afirmou:

“O Praetor 600 vai surpreender nossos clientes com o mais alto desempenho, tecnologia e conforto de sua classe e aumentar a experiência do cliente a um nível sem precedentes”.

A cabine do Praetor 600 pode receber entre oito e 12 passageiros (Embraer)

O Praetor 600 é o primeiro jato executivo da categoria super médio com tecnologia de controles full fly-by-wire (100% computadorizados) e sistema de redução ativa de turbulência, o que segundo a Embraer torna o voo mais suave e também o mais eficiente possível.

A nova série de jatos executivos da Embraer também inclui o modelo Praetor 500, com capacidade para transportar entre sete e nove passageiros e alcance de até 6.019 km. A nova família de aviões foi desenvolvida a partir dos modelos Legacy 450 e Legacy 500.

A entrega do primeiro Praetor 600 para um cliente no Brasil está programada para o último trimestre deste ano.

Fonte: Agência Reuters, Investing.com e Portal AirWay (UOL)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.