União Europeia multa Google em €1.49 bilhões

Logotipo do Google é exibido dentro de um prédio de escritórios em Zurique, Suíça.

É a punição por impedir anúncios de concorrentes

A Comissão Europeia multou o Google em 1,49 bilhão de euros por violar as regras antitruste de publicidade digital (formação de cartéis, trustes e combinações) da União Europeia. Para a comissão, o Google impediu anúncios de seus concorrentes e transgrediu a lei antitruste do bloco europeu.

A Comissão Europeia multou a Google em cerca de 1,5 bilhões de euros por “práticas ilegais” na publicidade digital.

A gigante da internet “Google” sofre pesada sanção da Comissão Europeia.

É a terceira multa de Bruxelas à gigante norte-americana, em três anos. Até 2009, ou em alguns casos, até 2016, a Google obrigava aos usuários do seu navegador web a terem exclusivamente, acesso ao serviço de publicidade digital da empresa, o AdSense.

Em nota oficial, a comissária Margrethe Vestager, encarregada da política de concorrência, disse:

“O Google consolidou seu domínio em anúncios de busca online e protegeu-se da pressão competitiva ao impor restrições contratuais anticompetitivas a sites de terceiros, o que é ilegal segundo as regras antitruste da União Europeia”.

A comissária disse ainda que a “má conduta da empresa norte-americana durou mais de 10 anos e negou a outras empresas a possibilidade de competir”. No texto, os técnicos informam que os concorrentes do Google não conseguiram manter-se na disputa.

Segundo relatórios da Comissão Europeia, as práticas do Google cobriam mais da metade do mercado por volume de negócios durante a maior parte do período.

A Google respondeu de imediato: através de um comunicado, o vice-presidente sênior de Assuntos Mundiais, Ken Walker, garantiu que “a empresa já procedeu a amplas alterações aos produtos para responder às preocupações da Comissão”. Walker informou, que serão feitas, nos próximos meses, “mais atualizações com o objetivo de dar maior visibilidade aos concorrentes da Europa.”

União Europeia multa Google em 1,49 bilhão de euros por práticas antitruste – REUTERS/Hannah Mckay/Direitos Reservados

O assunto foi destaque nas redes sociais de diversos veículos de mídia ao redor do mundo:

Fonte: Portais Agência Brasil de Notícias e EuroNews

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.